ÁGUA

lago no jardim japonêsNão importa o seu tamanho. Os jardins japoneses sempre tem água, seja em um Tsukubai,  um lago  e até na forma seca, simbolicamente representada por areia branca nos Jardins Zen
No budismo, água e pedra são o ying e yang , dois opostos que se complementam e se completam. 
De acordo com o Sakuteiki , a água deve fluir no jardim do leste ou sudeste,  em direção ao oeste , pois é desse lado que estão a casa do  Tigre Branco e a casa do Dragão Verde Seiryu )  divindades mitológicas chinesas, adotados pelo paisagismo japonês . 
A água que flui do leste para oeste levará o mal embora, trazendo  saúde e prosperidade ao dono do Jardim. Outra disposição favorável é aquela que faz a água  fluir a partir do Norte - que representa a água na cosmologia budista, em direção ao Sul - que representa o fogo, (elementos opostos: ying e yang). Provavelmente essas especificações não fazem muito sentido no Brasil, pois foram feitas a partir da geografia e astronomia no Japão, mas pode ser interessante a título de curiosidade.
o elemento água no jardim japonêsOutro elemento importante nos jardins japoneses,  são  as quedas d´água, que geralmente são uma representação em miniatura de cachoeiras de montanhas japonesas ou de rios chineses. 
O Sakuteiki descreve sete tipos diferentes de cascatas e  também aconselha que, se possível,  deve ser projetada para ficar virada para a lua para capturar o seu reflexo  na água.
A água, além de simbolizar a Origem da Vida no Shintoísmo, é apreciada como algo de grande valor na Índia, país de clima tropical e berço do Budismo. Em sânscrito, a palavra que significa "água" também significa "benefício", ou "a água do benefício". Esses valores e o respeito às águas também foram transmitidos aos japoneses, através da influência cultural e religiosa chinesa no Japão.
O respeito às águas pode ser vista na prática do Tsukubai, um Ritual de Purificação muito associado aos Jardins de Cerimônia do Chá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário, sugestões e correções: deixe seu recado aqui.