BAMBU - TAKE



Muito antes de se tornar a madeira do futuro no Ocidente, o Bambu sempre foi cultuado pelos asiáticos, desempenhando um papel tão importante na cultura chinesa tradicional que  até chegou a ser considerado um modelo de comportamento para o homem.
Na cultura oriental, o Bambu é muito mais que uma planta. As pessoas comem bambu, usam utensílios de bambu para pintar e escrever. Construções de Bambu fazem parte do dia a dia das pessoas. Mais que uma mera planta, o bambu faz parte da vida dessas pessoas.
No Japão , uma floresta de bambu costumam envolver os Santuários Shintoístas e Templos Budistas como parte de uma barreira sagrada contra o mal . 
O simbolismo do bambu é profundo e oferece aulas práticas para a vida e para o trabalho. 

Flexibilidade
Uma das características mais impressionantes do bambu na floresta é a sua flexibilidade. Uma simples brisa, faz com que ele balance. Este movimento suave com o vento é como uma demonstração  de humildade. Apesar disso, seus corpos são fortes e seu troncos estão firmemente enraizados no chão. Sua estrutura é sólida e, apesar de balançar em harmonia com o vento, nunca lutam contra ele. Mesmo a mais forte ventania uma hora passa, mas o bambu permanece firme em pé. O chavão "enverga, mas não quebra" é um dos segredos para o sucesso que pode ser incorporado ao dia a dia das pessoas, quando elas passam por situações difíceis e precisam lidar com as provações que a vida  impõe.

O que parece fraco, pode ser forte
O corpo de um bambu não é grande comparado a outras árvores da floresta, e a primeira vista não impressiona. Eles podem não alcançar as alturas das demais árvores, mas essas plantas suportam condições climáticas extremas com invernos congelantes e verões escaldantes. Muitas as vezes são as únicas árvores a permanecer em pé diante de um tufão. O Bambu não é tão frágil quanto parece. Devemos ter cuidado para não subestimar algo que parece fraco, baseado apenas nas aparências ou velhas noções de que é fraco e forte. Às vezes, somos supreendidos quando pessoas que julgávamos fracas, obtem grande sucesso. É necessário acreditar na força interior que existe em cada um.

Estar sempre preparado
Ao contrário de outros tipos de madeira que necessitam de uma boa dose de processamento e acabamento, o bambu já nasce praticamente pronto. Um guerreiro, como o bambu, está sempre preparado para a ação. Na vida profissional. o bambu nos ensina que precisamos estar constantemente atrás de treinamento e práticar tudo o que estudamos, e assim desenvolver a nossa própria maneira de estar em um estado de sempre alerta.

Superar as adversidades e levantar novamente
O bambu é um símbolo de boa sorte e um dos símbolos das celebrações do Ano Novo no Japão. No rigoroso Inverno japonês, pesadas camadas de nevem cobrem o bambu que se  curvam para para trás, como se tivessem se rendido. Mas um dia a neve fica pesada demais e naturalmente começa a cair... e eis que o bambu se levanta novamente, derrubando a neve por todos os lados. Suportar a neve pesada é uma metáfora dos fardos pesados que todas as pessoas, um dia irão carregar. Assim como o bambu, devemos ter a capacidade de levantar, e não aceitar uma derrota.

Procurar a sabedoria no vazio
Dizem que para aprender, o primeiro passo é esvaziar a mente de velhos preconceitos arraigados. Do mesmo modo que não se pode encher um copo que já está cheio, o conhecimento só é absorvido por aqueles que estão abertos ao que é novo e diferente. Esvaziar a mente de preconceitos, orgulho e medo, é abrir espaço para novas possibilidades. 

Potencial de crescimento
O bambu está entre as plantas que mais crescem no mundo, mas nós não percebemos o seu crescimento no seu dia a dia. O mesmo ocorre com as pessoas, muitas vezes nos esforçamos, mas não vemos progressos. Assim como o bambu cresce mais rápidos nas estações chuvosas, as pessoas também costumam ter ciclos de crescimento em determinadas "estações", e ser mais lentos em outras. Muitas vezes, esse crescimento não é percebido e tendemos a achar que nada mudou. Não importa quem ou de onde a pessoa veio, todos tem um potencial de crescimento. O importante é nunca desistir. O crescimento pessoal não costuma ser percebido no dia a dia. Mas quando olhamos para trás, vemos o quanto crescemos e progredimos.

Simplicidade 
O mestre de Aikido Kensho Furuya diz que "O bambu em sua simplicidade expressa a sua utilidade. O homem deve fazer o mesmo ." 
Gastamos muito tempo tentando mostrar como somos inteligentes, talvez para convencer os outros e a nós mesmos que somos dignos de atenção e elogios. Muitas vezes complicamos o simples para impressionar e não somos capazes de simplificar o complexo. A Vida por si só já é complicada o suficiente sem a nossa intervenção. E muitas vezes, o medo de  parecermos muito simplórios nos impede de encontrarmos soluções criativas para resolvermos os problemas do dia a dia.

4 comentários:

  1. Simplismente Maravilhoso! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Eu achei maravilhoso e já estou esvaziando meu copo ultimamente! Caiu como uma luva este ensinamento. Veio para engrandecer o momento pelo qual estou passando! Obrigada pelos ensinamentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada também por visitar meu blog. abç!

      Excluir

Comentário, sugestões e correções: deixe seu recado aqui.