CARPAS - NISHIKIGOI

carpas nishikigoi para lago de jardimO Koi (carpa), é um peixe símbolo no Japão que frequentemente faz  parte do Jardim Oriental. O uso de carpas coloridas é um elemento decorativo originário do jardim chinês, e introduzido no Japão no século 16. Extremamente dóceis, não se tratam de uma nova espécie,  mas sim carpas comuns desenvolvidas através da reprodução seletiva, e que podem voltar a ter suas características originais  em algumas gerações, se deixadas a cruzar livremente.
A simbologia das carpas vem da época dos Samurais da Era Muromachi , que  admiravam e  consideravam elas  a representação do Ideal de persistência, coragem, força e bravura, devido ao fato delas enfrentarem todas as adversidades da Natureza, como subir  correntezas e cataratas, para alcançar o seu objetivo. No santuário de Hachiman, o Deus da guerra, ainda hoje são distribuídos amuletos em formas de carpa.

Existe uma uma lenda chinesa que conta que as carpas costumam cruzar todo o Huang Ho (o Rio Amarelo, que corta a China em toda a sua extensão), nadando contra a correnteza. No final dessa escalada há uma queda d’água chamada Portal do Dragão. As carpas que conseguirem atravessar esse portal ( que representa os obstáculos a serem superados),  se transformam em um poderoso dragão.

lago com carpas para jardim japonês; jardim japones

2 comentários:

  1. Gostei bastante do artigo. Como dizem "nem toda carpa é um nishikigoi, mas todo nishikigoi é uma carpa."

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um peixe betta! Um dia levei ela no JJ e adorou a companhia dos CARPAS!

    ResponderExcluir

Comentário, sugestões e correções: deixe seu recado aqui.