JINJA (SANTUÁRIO) E OTERA (TEMPLO)

cerca de bambu; jardim japones
Além do bambu ser usado como vegetação, as cercas de bambu, os tapumes e biombos são elementos sempre presentes nos jardins japoneses. A textura e a cor destes elementos nos transmite conforto e aconchego, tornando ainda mais agradável o ambiente.

O uso deste material remete ao Japão antigo - o relevo bastante íngreme das ilhas, bem como a escassez de madeira, levaram os japoneses a desenvolverem técnicas de construção utilizando o bambu e o papel de arroz.
O bambu tem significado especial - no budismo representa a sabedoria de se curvar diante das adversidades, para em seguida voltar a levantar.
As cercas, tapumes e biombos, quando usadas para separar ambientes, dão um ar de mistério ao jardim, pois não revelam de todo o ambiente inteiro, que só se revela à medida em que penetramos no jardim.
As cercas de bambu são muito utilizadas como plano de fundo, como se fossem a tela de uma quadro. O efeito visual da cerca de bambu ao fundo nos transmite uma sensação de aconchego.

cerca de bambu; jardim japones

As cercas de bambu costumam ser adornados com nós decorativos. Existe uma grande variedade e estilos de nós, e no Japão é possível encontrar livros inteiros dedicados a essa arte.
nó tradicional japonês
 fonte:
http://www.maoshome.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário, sugestões e correções: deixe seu recado aqui.