FLOR DE LÓTUS

simbologia da flor de lótus; jardim japones

No budismo a flor de lótus é  associada com o despertar da pureza espiritual . A flor é considerada pura, pois é capaz de emergir das águas turvas pela manhã  perfeitamente limpa. O lótus é conhecido como um sinal de renascimento e  iluminação espiritual. 
A flor de lótus tem muitos significados na religião budista. Por exemplo: um botão de lótus simboliza os seres que não atingiram a iluminação, mas quando os ensinamentos budistas começam a se consolidar internamente,  a flor abre e o indivíduo se ilumina espiritualmente. Esta é a razão pela qual Buda se  senta em uma flor aberta de lótus.
As cores das flores também tem seus significados.
LÓTUS BRANCA – representa a total pureza da mente e perfeição espiritual. Normalmente tem 8 pétalas que correspondem ao caminho da óctuplo dos ensinamentos budistas. 
LÓTUS VERMELHA – simboliza a natureza original do coração. É a lótus das muitas qualidades do coração, incluindo o amor, compaixão e paixão. Ë a lótus de Avalokitesvara, O Buda da Compaixão.
LÓTUS AZUL – representa a vitória do espírito sobre os sentidos. É a vitória da inteligência, sabedoria e conhecimento. Nas artes budistas, a Lótus azul nunca está totalmente aberta e seu miolo nunca é visto.
LÓTUS ROSA – a lótus rosa é considerada o Supremo entre todas as lótus. É, geralmente,  reservada para as mais altas divindades. É a lótus tradicional do Buda Sidarta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário, sugestões e correções: deixe seu recado aqui.