HASHI - PONTE

As pontes apareceram no Jardins, durante o período Heian, e costumavam ligar a parte terrestre dos jardins às ilhas, nos Jardins do Paraíso. 
No Jardim Japonês, as pontes podem ser feitas de pedra ( Ishibashi) ,  de madeira, de troncos cobertas com terra e musgo ( Dobashi );  arqueadas ( soribashi ) ou planas (hirabashi ). 

Embora no Ocidente as pontes pintadas em vermelho sejam as mais lembradas quando se fala em Jardim Japonês, esse tipo de ponte tem origem chinesa, e são mais comuns em Templos Budistas. Nos Jardins Japoneses situados em parques e residências japonesas, elas podem também estar pintadas em vermelho, mas na maioria das vezes, elas se apresentam sem a pintura.


modelo de ponte para jardim japonês


Ishibashi, ou ponte de pedra consiste em uma ou mais placas de rocha, dispostas sobre outras rochas para dar estabilidade.. Essas placas costumam ser grossas e ásperas, para  garantir a segurança das pessoas. Ela costuma ter uma aparência bem natural, e nas suas extremidades sempre há algum tipo de vegetação rasteira, ou de baixas proporções, como musgos e arbustos de buxinhos e azaléas.


modelo de ponte para jardim japonês; jardim japones
Dohashi  é uma ponte de madeira, geralmente feita de Hinoki Cipestre, ou outra madeira de alta durabilidade. Sua superfície costuma ser coberta de terra e um pouco de musgo. Geralmente não tem corrimão.

modelo de ponte para jardim japonês
Soribashi ou Taikobashi  é uma ponte em forma de meia lua ou tambor (Taiko) . Não é fácil andar sobre ela por causa do seu ângulo de inclinação e  degraus. Na China, esse tipo de ponte é muito comum (algumas com curvaturas inimagináveis) , pois existem vários canais e as pequenas embarcações precisam ser capazes de passar por baixo dela.  O efeito colateral positivo é que, devido a sua forma, o visitante é obrigado a andar devagar e assim   apreciar o Jardim em toda a sua plenitude e de uma altura elevada.


ponte para jardim japonês; jardim japones
Giboshi é um acessório que determinou um estilo de ponte japonesa. Esse acessório costuma adornar o corrimão das pontes, e tem o formato de uma cebola. Parece que ele tem um simbolismo religioso, mas até o fechamento dessa postagem, não descobri o que ele significa.


ponte para jardim japonês; jardim japones

Yatsuhashi significa literalmente 8(yatsu) pontes(hashi)
A origem deste nome vem do número 8, número sagrado que também representa o infinito.  O Yatsuhashi é uma combinação de 8 placas de madeira de delineiam o caminho sobre as  águas em forma de zigue-zague. Atualmente, não há limitação para o número de placas usadas. Em Jardins pequenos, devido a limitação do espaço, esse número pode ser reduzido no espaço sobre a água, seguido de placas na porção de terra. Esse tipo de ponte não aparenta segurança, tampouco possui corrimão. A disposição das placas em zigue-zague, também não ajuda muito.
Assim como o Torii é uma barreira contra o mal, o Yatsuhashi  simboliza o difícil caminho a ser percorrido, para atravessar a fronteira que separa o mundo terreno e o mundo celestial

modelo de ponte para jardim japonês; jardim japones

Hirabashi é o nome usado para chamar as pontes planas. Hirabashi pode ser feita nos mais diversos materiais, como madeira, metal ou pedras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário, sugestões e correções: deixe seu recado aqui.