ROCHAS e PEDRAS


pedras jardim japones
Rochas e pedras são elementos que podem ser vistos com frequencia no Jardim Japonês. Uma rocha vertical pode representar Monte Horai, a casa lendária dos Oito Imortais. ou Monte Sumeru de ensinamentos budistas. Uma pedra plana pode representar a terra, a areia ou cascalho podem representar uma praia, ou um rio que flui. 
As Rochas e a água também simbolizam o yin eo yang , polos opostos e independentes no mundo natural, mas que se complementam: a firmeza da rocha e a suavidade das águas, que juntos se completam desgastando e dando novas formas as pedras.
As ásperas  rochas vulcânicas (Kasei-gan) são normalmente utilizados para representar montanhas ou como pontes e trampolins. Rochas sedimentares lisas e redondas (Suisei-gan) são utilizados em torno de lagos . 

As rochas são tradicionalmente classificados em altura,largura, arqueamento, reclinação, aspereza. As rochas com camadas ou veias, devem ter as todas as veias todos indo para a mesma direção, e  devem estar  firmemente "plantadas" na terra, dando uma aparência de firmeza e permanência. 
Rochas e Pedras são agrupadas  em composições ímpares de  três, cinco ou sete,  sendo que o arranjo com três pedras é o mais comum. Em um arranjo de três, a mais alta  geralmente representa o céu, o menor  a terra, e a de tamanho médio é a humanidade, a ponte entre o céu e a terra. Mas também há outras interpretações como o Homem, a Mulher e a Criança. O homem, a Sociedade e a Família, entre  outras. 
Às vezes, uma ou mais pedras, chamados suteishi  (pedras jogadas, largadas) são colocados em locais aparentemente aleatórios no jardim, para sugerir a espontaneidade, embora a sua colocação seja cuidadosamente escolhida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário, sugestões e correções: deixe seu recado aqui.