JARDIM TSUKIYAMA

estilos de jardim japonês; jardim japones
Um dos mais antigos e  populares tipos de jardim construídos no Japão, o Jardim Tsukiyama  é também conhecido como  Hill Garden, ou Jardim da Montanha. 
Apesar de a primeira vista serem parecidos com outros estilos de Jardins Japoneses, com seus lagos, pontes e pedras, a  diferença do Jardim Tsukiyama está no seu planejamento e construção, que visa fazer o Jardim parecer maior do que é. Sua principal característica consiste em fazer réplicas miniaturizadas de paisagens famosas, como montanhas e colinas do Japão e da China, e a utilização de árvores e arbustos para bloquear a vista dos prédios e outras construções ao seu redor. 
jardim japonês
O posicionamento de cada item nesse tipo de Jardim deve ser cuidadosamente planejado, para causar o efeito desejado.  Num primeiro plano, árvores frondosas de grande impacto. Num plano médio, lagos sinuosos e alongados,  ladeados por  Pinheiros Negros e outras árvores miniaturizadas e posicionadas em lugares estratégicos  ao fundo da paisagem, dando a impressão de que estão muito mais longe do que realmente estão. Num plano geral, o foco é voltado para as montanhas e colinas artificialmente construídas como se fizessem  parte da paisagem natural. 
Nos Jardins menores, o estilo Tsukiyama é planejado para ser visto a partir de um único ponto de vista, como uma varanda ou através de uma janela. Nos Jardins maiores, geralmente são contruídos caminhos de pedra que guiam o visitante por uma trilha circular, mantendo as montanhas ao fundo a fim de manter a sensação de amplitude, mesmo visto por diferentes angulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário, sugestões e correções: deixe seu recado aqui.