ACER - MOMIJI e KAEDE

acer momiji no jardim japonês
Uma das plantas mais apreciadas no paisagismo e jardim japonês é o Acer, comumente chamado de  Momiji
A palavra momiji  significa que as árvores estão a mudar as suas cores no outono e se origina da arcaica palavra  "Momizu", que pode ser traduzido como "tingir algo de vermelho".  
Momiji  é uma palavra familiar entre o povo japonês, sendo utilizado em várias situações, inclusive em pratos culinários artificialmente coloridos.  No ocidente o termo momiji é  usado para se referir a planta acer palmatum.
acer momiji no jardim japonês;jardim japones, jardim japonês
No Japão é um costume tradicional visitar os campos, montanhas e parques públicos para apreciar a mudança das cores das folhas de outono (Momijigari) que caracterizam o jardim japonês. Nessa ocasião o chão fica coberto de folhas vermelhas, revelando um aspecto melancólico da personalidade japonesa, onde as folhas que caem e as árvores caducas simbolizam mais um ciclo que se fecha. Para o povo nipônico, o cair das folhas é tão importante quanto o florescer das flores de sakura na primavera, que simboliza o início de um novo ciclo de vida para as pessoas. 
A beleza das folhas de outono são apreciadas pelos japoneses há muito tempo, e há relatos sobre elas nos mais antigos livros da história do Japão.  Até a Era Heian (794-1192), o Momijigari era um privilégio reservado apenas entre a aristocracia japonesa. Esse costume pode ser visto nas obras de arte da época, que retratam a nobreza japonesa em seus passeios de barco, tocando instrumentos durante o passeio no jardim japonês,  ao mesmo tempo em que apreciam  o cair das folhas de outono.  A partir da era Edo (1603-1867) o Momijigari  também se tornou popular entre as pessoas comuns em geral.
Num país com as estações do ano bem definidas como o Japão, as folhas começam a mudar de tonalidade por volta do mês de setembro em  Hokkaido. De outubro para novembro, esse fenômeno outonal vai colorindo gradativamente as folhas de todo o país  começando pela região norte indo para a região sul do Japão. Esse fenômeno é chamado de Koyo zensen (frente das cores de Outono)
As mudanças na coloração das folhas ficam mais acentuadas quando há grande variação de temperatura nas estações, com altas temperaturas no verão e baixas no inverno e também diferenças de temperatura entre o dia e a noite. Há também, o aspecto científico  para explicar essa coloração, mas essa já é uma outra história.
acer; momiji; jardim japonês; jardim japones
algumas variedades de acer

2 comentários:

Comentário, sugestões e correções: deixe seu recado aqui.